SCGE e Rede de Ouvidorias de Pernambuco participam do 17º Seminário Nacional de Ouvidores e Ouvidorias
A SCGE e a Rede de Ouvidorias do Estado de Pernambuco participaram de um dos principais encontros do país voltados ao fortalecimento da escuta pública e da participação social: o 17º Seminário Nacional de Ouvidores e Ouvidorias e o 7º Seminário Internacional “Ouvidores, Defensorías del Pueblo & Ombudsman”. O evento promoveu reflexões, debates e trocas de experiências entre ouvidores e representantes de instituições de todo o Brasil e da América Latina.
Realizado nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2025, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, o seminário reuniu representantes de ouvidorias dos três poderes, tribunais, assembleias legislativas, câmaras municipais, universidades, defensorias públicas, entre outros órgãos e entidades.
A programação contemplou temas fundamentais para o aprimoramento da atuação das ouvidorias, como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inteligência artificial, práticas de governança (ESG), diversidade, inclusão e inovação no atendimento ao cidadão.

A Secretária da SCGE/PE, Erika Lacet, palestrou sobre a experiência da LGPD no Governo do Estado, e reforçou a importância do evento:
“O 17º Seminário de Ouvidores e Ouvidorias é um evento de grande relevância, especialmente no contexto da promoção da transparência e da participação social nas instituições. Sua importância pode ser destacada em vários aspectos, como o fortalecimento da Ouvidoria, e uma excelente oportunidade para a capacitação e troca de experiências, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, informada e participativa.”
Já a diretora da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Elisa Andrade, destacou a amplitude e o impacto da participação da Rede no seminário:
“O evento reuniu ouvidores de todo o país e da América Latina. Foi uma oportunidade muito produtiva de refletir e debater temas fundamentais para o aprimoramento da escuta cidadã.”
Segundo Elisa, a equipe da OGE retorna das atividades “com muitas novas ideias para aprimorar cada vez mais os nossos serviços”, reforçando o compromisso do Estado com a inovação, a escuta qualificada e a ampliação dos canais de diálogo com a sociedade.
O evento também contou com uma programação cultural especial, incluindo a apresentação do espetáculo Paixão de Cristo no teatro de Nova Jerusalém — a maior encenação ao ar livre do mundo.






