O Mapa Estratégico da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado foi construído com base no Balanced Scorecard, refletindo nos 14 objetivos estratégicos definidos as prioridades da gestão para o período de 2019 a 2023, com a finalidade de promover a melhoria da gestão pública por meio do fomento ao controle social, da transparência, da orientação ao gestor, da prevenção em combate à corrupção, em benefício da sociedade.

Para atingir a estratégia definida, as atividades e os projetos desenvolvidos pela SCGE estão desdobrados no Plano Anual de Atuação Integrada (PAAI), devidamente alinhados a cada objetivo estratégico. Com base neste instrumento de planejamento tático-operacional, elaborado anualmente, os trabalhos são conduzidos pelas áreas de negócio do órgão e monitorados periodicamente em níveis tático (coordenações e diretorias) e estratégico (secretária e secretário-executivo).

Assim, o Modelo de Gestão da SCGE permite a verificação do andamento das ações e a avaliação de desempenho em um modelo integrado de gestão, proporcionando alinhamento de todos os esforços à estratégia da organização.