Pernambuco lança sistema Ouve.PE e moderniza Ouvidoria Estadual

Em cerimônia no auditório do Museu Cais do Sertão, governo estadual celebra 16 anos da Ouvidoria Geral do Estado e da Rede de Ouvidorias e apresenta nova plataforma digital.

O Auditório do Cais do Sertão foi palco do lançamento do sistema informatizado de Ouvidoria Ouve.PE e da comemoração dos 16 anos da Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco (OGE). O evento, ocorrido no dia 14/10 às 14h, contou com a presença das autoridades Wilson José de Paula, secretário da Fazenda; Angella Mochel, diretora-presidente da AGE; Juliana Gouveia, Secretária da Mulher; Helen Viegas, Diretora-Presidente do IPA e a Controladora Geral do Estado, Erika Lacet. 

“Nós temos uma diretoria exemplar, arraigada, na Ouvidoria Geral do Estado. Podem ter certeza de que vamos estar dando suporte a cada um de vocês para que o novo sistema seja um sucesso e que a gente possa trabalhar com toda dignidade”, pontuou Erika Lacet, na fala de abertura do evento. 

A solenidade de lançamento contou, ainda, com a presença de diversos ouvidores, além de atrações artísticas e sorteio de brindes. O evento simboliza o compromisso do governo com a modernização da administração pública visando garantir transparência e eficiência no relacionamento com a sociedade. “O evento foi uma grande festa. Uma comemoração dupla para a Rede de Ouvidorias, que completa 16 anos de sua criação e, ao mesmo tempo, recebe o novo sistema Ouve.PE. Foi um encontro leve, uma confraternização que contou com a presença de toda a Rede. O novo sistema será um divisor de águas, proporcionando uma plataforma mais ágil, acessível e segura, e garantindo um retorno mais efetivo à população que busca o serviço de Ouvidoria no Estado”, avaliou Elisa Andrade, Diretora da OGE.

A nova plataforma

O Ouve.PE é uma moderna plataforma digital desenvolvida pela Controladoria Geral do Estado e uma importante entrega do Governo Raquel Lyra à população pernambucana. Foi projetada para otimizar o atendimento e a comunicação entre a população e a Rede de Ouvidorias do Estado em substituição ao antigo sistema Gcon, que apresentava limitações. Com um layout amigável e ferramentas de V Libras, o Ouve.PE promete maior acessibilidade, confiabilidade e eficiência nas tratativas. Os cidadãos poderão realizar consultas a todas as manifestações já realizadas, com a possibilidade de complementação.

Os gestores também se beneficiarão, tendo autonomia para acessar diretamente o sistema e interagir com a Ouvidoria por meio de um chat de atendimento. As equipes de Ouvidoria terão acesso rápido a dados, paineis e relatórios dinâmicos e uma interface simplificada, o que facilitará a tomada de decisões.

Além disso, o novo sistema contará com camadas de proteção aprimoradas, garantindo a segurança dos dados pessoais e permitindo auditoria de todas as operações. Essa iniciativa visa aumentar o direito de participação do cidadão e sua capacidade de reivindicação por serviços públicos de qualidade.

Com a implementação do Ouve.PE, Pernambuco consolida sua trajetória rumo a uma gestão digital mais moderna e acessível, reforçando o papel da Ouvidoria-Geral como um canal fundamental de comunicação entre o cidadão e o Estado.

A Rede de Ouvidorias em números

Já a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, que celebra 16 anos de atuação, é composta por 62 unidades que recebem e tratam denúncias, reclamações, solicitações e sugestões. Desde a sua criação em 2008, já foram registradas mais de 1,5 milhão de manifestações.

Na atual gestão, a Ouvidoria-Geral do Estado teve um índice 89% de resolutividade das 226.038 manifestações recebidas desde janeiro de 2023, além de ter realizado diversas ações de capacitação e conscientização. 

O evento de hoje não só marca um novo capítulo na gestão da Ouvidoria, mas também reforça o compromisso do Estado com a transparência e a participação cidadã.

Acesse o Ouve.PE! https://ouve.pe.gov.br/

Compartilhe: