Entidades se reúnem para discutir melhorias nas metodologias e avaliações

Na última terça-feira (01/04), a Secretária da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco e vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Erika Lacet, participou de uma reunião importante com representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Transparência Internacional Brasil (TI) e Controladoria-Geral da União (CGU). O Conaci esteve representado também pelo presidente Edmar Camata e pelo vice-presidente, Luís Augusto Rocha. O encontro teve como principal objetivo discutir melhorias nas metodologias de avaliação da transparência e do controle interno.

A reunião tratou da harmonização dos critérios e do aperfeiçoamento dos processos de avaliação. Entre as novidades discutidas, a Transparência Internacional Brasil anunciou que passará a incluir uma descrição detalhada de cada item de sua metodologia, com o intuito de aumentar a clareza para os gestores públicos. Além disso, a TI se comprometeu a devolver, de forma individualizada, as contribuições feitas pelos entes federativos que participaram da avaliação.

Outro destaque foi a confirmação do retorno da Avaliação 360 pela CGU, que trouxe como principal inovação uma autoavaliação mais enxuta, com 19 critérios, para facilitar o processo de avaliação sem prejudicar a qualidade das análises. A CGU também informou que o resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) será divulgado em janeiro de 2026.

O Conaci, responsável pela organização do encontro, também tratou de aspectos importantes para garantir a equidade nas avaliações, como a definição do período recursal e a importância de que todas as avaliações contemplem a fase de garantia, que assegura a revisão dos resultados.

Após o encontro, a Secretária Erika Lacet avaliou positivamente a reunião, destacando a importância do alinhamento entre as entidades. “Foi uma reunião extremamente proveitosa, em que tivemos a oportunidade de discutir as dificuldades enfrentadas pelas controladorias e apresentar nossas sugestões de melhorias. Além disso, conseguimos estreitar as relações com a Transparência Internacional, a Atricon e a CGU, que demonstraram disposição para ouvir nossas dores e queixas quanto às dificuldades de avaliação. Ficou-se de avaliar um cronograma que não impactasse tanto as controladorias”, compartilhou Erika.

Este encontro é um marco no processo de aprimoramento da transparência pública, já que, pela primeira vez, as três entidades responsáveis pelas avaliações (CGU, Atricon e Transparência Internacional Brasil) estiveram reunidas em um mesmo espaço para um diálogo que pode, no futuro, contribuir para a harmonização dos diversos critérios avaliativos, promovendo maior coerência e alinhamento entre as diferentes iniciativas.

Na abertura da reunião, o presidente do Conaci, Edmar Camata, destacou o caráter inédito deste alinhamento, ressaltando que, pela primeira vez, as três entidades divulgarão seus rankings no mesmo ano. Ele reforçou a importância de uma comunicação clara entre as instituições avaliadoras e a necessidade de garantir mecanismos eficazes para a análise de eventuais recursos apresentados pelos entes avaliados, assegurando que os resultados reflitam de forma justa a realidade das controladorias públicas.

Compartilhe: