Membros

CLARISSA FREITAS RODRIGUES DE LIMA CARVALHO
Advogada. Consultora em Governança, Compliance e Proteção de Dados.
Presidente da Comissão de Compliance da OAB/PE (2019-2021 e 2025-2027) e responsável pelo Canal de Integridade.
Ex-membro do Comitê de Ética Pública (2020-2023)
Auditora Líder em Sistema de Gestão Integrado Compliance e Antissuborno (ISO 19600 e 37001).
Possui MBA em gestão empresarial, além de formação em Compliance pelo INSPER/SP e em Governança de TI, Segurança Digital e Gestão de Dados, pela PUC/PR.
Comissão de Governança Corporativa da OAB/PE (2022-2024) e foi Secretária da Comissão de Compliance do CFOAB (2022-2024).
Participou da redação final da Lei nº 16.722/19 – Lei de Integridade do Estado de Pernambuco.
DPO em Cartórios, Escolas e Instituições de Saúde.
Palestrante e Autora de Artigos em obra especializada em Compliance e Proteção de Dados.
DIVALDO DE ALMEIDA SAMPAIO
Médico, Professor, Gestor. Gestão de Hemocentros (Gestion des Services de Transfusion Sanguine Centre Régional de Transfusion Sanguine de Lille/França/CRTS/Lille-FR – 1989), doutorado em Hematologia (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2001). Médico do Hemope (1979-2017). Presidente da Fundação HEMOPE, gestões: (1991-1994) (2007-2011) (2011-2015)). Diretor da Divisão Nacional de Sangue e Hemoderivados (1988). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas/UPE (1992-2021). Membro da Câmara de Bioética do CREMEPE (2007-2013 e 2018-2023). Autor/coautor de 6 livros, de 103 contribuições científicas e literárias (artigos, editoriais e capítulos de livros, publicados e apresentados). Benemérito (1994-Associação Pernambucana dos Doadores Voluntários de Sangue), Menção Honrosa (1999 e 2000-FACEPE/CNPq), Honra ao Mérito (2008-Sociedade Brasileira de Bioética/Regional Pernambuco), Professor Homenageado de Medicina da UPE (Anos de 2007/2008/2009), Professor Emérito da Universidade de Pernambuco (2022) Medalha do Mérito São Lucas (2016). Título de Cidadão de Pernambuco (2017), Companheiro Paul Harris (2011-Rotary International). Presidente da Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-SOBRAMES (2024-2025).


LUIZ OTÁVIO CAVALCANTI
Natural do Recife, estado de Pernambuco, nasceu em 09 de julho de 1946. Graduado em Direito, em 1969, pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE Especialista em Docência de Nível Superior, em 2015. na Fundação Getúlio Vargas – FGV / Universidade Cândido Mendes. Docente na UNINASSAU, no Recife, de 2014 a 2022. Presidente da Fundação Joaquim Nabuco (2017 a 2018). Presidente da Faculdade Santa Maria (2006 a 2011). Diretor superintendente do Diário de Pernambuco (1997/2002). No governo do estado: Secretário da Fazenda de Pernambuco (1992/93); Secretário de Planejamento de Pernambuco (1991/92); Secretário da Fazenda de Pernambuco (1983/86); Secretário de Planejamento de Pernambuco (1975/1979).
No governo federal: Coordenador de Regiões Metropolitanas, no CNDU do Ministério do Interior (1982).
É aposentado como Auditor Fiscal do Estado de Pernambuco, por concurso público, em 1968. É colunista da Folha de Pernambuco. É conselheiro do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Tem 16 livros publicados, entre eles:
Pontos de Vida, crônicas, Editora Bagaço, 2021;
Poesia Social em Carlos Pena Filho, CEPE, 2020;
Um Quixote no Massangana, ensaio, 2018, Recife;
Economia Criativa, Editora Bagaço, Recife, 2014;
História política de Pernambuco, Editora Nossa Livraria, 2010.
MARIA DO SOCORRO CARVALHO BRITO
Advogada, Procuradora do Estado de Pernambuco dede 1990, tendo ocupado o cargo de Corregedora da Procuradoria Geral dos Estado (2019/2022) e atual Ouvidora.


MARIA TERESA CAMINHA DUERE
Maria Teresa Caminha Duere, nascida em Recife, formada em Serviço Social pela Escola de Serviço Social de Pernambuco e em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro. Pós-Graduada em Especialização
em Ciências Sociais e Educação Social, no Centro de Estudos e Realidade Nacional – Universidade Católica do Chile. Ao longo de sua vida profissional exerceu vários cargos: Coordenadora Técnica da Operação Esperança; Diretora Executiva da Secretaria de Governo da Prefeitura da Cidade do Recife; Diretora Habitacional da Secretaria de Habitação do Estado de Pernambuco; Superintendente Estadual e Titular da Secretaria Nacional da Fundação Legião Brasileira de Assistência/LBA; Superintendente do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural/PRORURAL; Secretária Adjunta da
Secretaria de Agricultura do Estado; Deputada Estadual em três mandatos; Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e atualmente exerce o cargo de Assessora Especial da Vice-Governadora. Trabalhos publicados: “Habitação, Depoimentos Populares” – Secretaria de Habitação do Estado de Pernambuco e “Desenvolvimento e Organização de Áreas Funcionais” – Escola de Serviço Social de Pernambuco.
MARIA ZÉLIA CÉSAR CORREIA DE ANDRADE
Servidora efetiva da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), é especialista em Gestão de Ouvidorias, Gestão de Conflitos e Medição de Conflitos.
Na SCGE atuou como Diretora da Ouvidora-geral do Estado, Coordenadora da Rede de Ouvidorias e do Atendimento ao Cidadão, além de Coordenar o Comitê de Acesso à Informação do estado de PE por 7 anos.
Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, seccional Pernambuco de 2018 a 2021.
Atualmente é a Ouvidora e Encarregada da LGPD na Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos de Pernambuco (FUNAPE).


REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA
Docente adjunta III A na Universidade de Pernambuco (UPE), onde também atua como Líder do Grupo de pesquisa Laboratório Interseccional de Gênero, Discurso e Direitos Humanos (LIGEDDH) vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPQ. Realizou o mestrado e doutorado na Universidade Federal de Pernambuco desenvolvendo a tese “A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA CRIANÇA VÍTIMA DE ESTUPRO EM TEXTOS JURÍDICOS”. Com experiência na área de Linguística e Direito, seus principais temas de pesquisa incluem Linguística Forense, Análise Crítica do Discurso Jurídico, Ideologia, Representação Discursiva, Relações de Gênero e Teorias Funcionalistas da Linguagem. Possui experiência em coordenação e orientação em projetos de pesquisa e extensão universitária vinculado aos principais órgãos de fomento, tais como a FACEPE e o CNPQ, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Sua experiência profissional inclui ainda coordenação de programas institucionais em âmbito nacional, como o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), gestão universitária, palestrante, autora de livros acadêmicos e parecerista de textos técnicos e acadêmicos. Além de sua atuação acadêmica, é membro do Comitê de Ética da Administração Pública do Governo do Estado de Pernambuco desde 2018 e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).Docente adjunta III A na Universidade de Pernambuco (UPE), onde também atua como Líder do Grupo de pesquisa Laboratório Interseccional de Gênero, Discurso e Direitos Humanos (LIGEDDH) vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPQ. Realizou o mestrado e doutorado na Universidade Federal de Pernambuco desenvolvendo a tese “A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA CRIANÇA VÍTIMA DE ESTUPRO EM TEXTOS JURÍDICOS”. Com experiência na área de Linguística e Direito, seus principais temas de pesquisa incluem Linguística Forense, Análise Crítica do Discurso Jurídico, Ideologia, Representação Discursiva, Relações de Gênero e Teorias Funcionalistas da Linguagem. Possui experiência em coordenação e orientação em projetos de pesquisa e extensão universitária vinculado aos principais órgãos de fomento, tais como a FACEPE e o CNPQ, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Sua experiência profissional inclui ainda coordenação de programas institucionais em âmbito nacional, como o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), gestão universitária, palestrante, autora de livros acadêmicos e parecerista de textos técnicos e acadêmicos. Além de sua atuação acadêmica, é membro do Comitê de Ética da Administração Pública do Governo do Estado de Pernambuco desde 2018 e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).
