Comissão de Ética Pública realiza primeira reunião ordinária com nova composição

A Comissão de Ética Pública do Estado de Pernambuco (CEP) realizou, na tarde da última quinta-feira (11), a primeira reunião ordinária com a nova formação do colegiado, nomeada em 25 de julho de 2025. O grupo terá a missão de atuar pelos próximos três anos na promoção de atividades relacionadas à conduta ética no âmbito do Poder Executivo Estadual.

O encontro aconteceu com a participação dos sete integrantes recém-nomeados: Clarissa Freitas Rodrigues de Lima Carvalho, advogada, presidente da Comissão de Compliance da OAB/PE e atual presidente da CEP; Divaldo de Almeida Sampaio, presidente da Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES); Luiz Otávio Cavalcanti, auditor fiscal aposentado e conselheiro do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco; Maria do Socorro Carvalho Brito, procuradora do Estado de Pernambuco; Maria Teresa Caminha Duere, conselheira aposentada do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco; Maria Zélia César Correia de Andrade, servidora da SCGE, ouvidora e encarregada da LGPD na Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos de Pernambuco (FUNAPE); e Rebeca Lins Simões de Oliveira, professora da Universidade de Pernambuco (UPE).

Além dos membros da comissão, também estiveram presentes representantes da Controladoria-Geral do Estado (SCGE): a secretária Érika Lacet, o secretário executivo de Auditoria e Governança, Filipe Castro, e o diretor de Integridade e Correição, Ricardo Miranda, acompanhado de sua equipe.

Instituída pelo Decreto nº 46.853/2018, a CEP integra o Sistema de Gestão da Ética da Administração Pública Estadual. Como instância consultiva da Governadora e dos Secretários de Estado, o colegiado tem entre suas atribuições a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração e a supervisão das práticas de ética no Poder Executivo, funcionando como pilar de orientação e prevenção em temas ligados à integridade pública.

Compartilhe: