Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco realiza ação “Ouvir e Agir” para aproximar as ouvidorias da população
Mutirão de cidadania acontece no dia 30 de agosto, na Escola Estadual Caio Pereira, com oferta gratuita de diversos atendimentos à comunidade
Com o objetivo de fortalecer a cidadania, divulgar os canais de ouvidoria, e garantir o acesso da população a serviços públicos essenciais, a Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco (OGE), vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), promove, no próximo dia 30 de agosto, a primeira edição da ação “Ouvir e Agir: A Ouvidoria de mãos dadas com a comunidade”. A iniciativa acontece das 8h às 14h, na Escola Estadual Caio Pereira, localizada no bairro de Casa Amarela, no Recife.
Realizada em parceria com as ouvidorias do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a ação terá orientações de ouvidoria e no formato de mutirão de serviços, oferece gratuitamente atendimentos para emissão de documentos, serviços de saúde, assistência social e atendimento jurídico. Também estão previstas participações da Universidade Maurício de Nassau, com serviços como plantão psicológico e cuidados pessoais.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) estará presente com atendimento de leitura de biometria e divulgação de sua ouvidoria, enquanto que a Defensoria Pública do Estado prestará atendimento jurídico, ações de divórcio, alimentos e reconhecimento de paternidade.
A escolha da Escola Estadual Caio Pereira como ponto de realização da ação não é aleatória. Localizada em uma área com índice elevado de vulnerabilidade social (IVS), a unidade representa a urgência de ações que promovam a inclusão e a redução das desigualdades. A atividade conta ainda com o alinhamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), a partir da experiência com a Caravana Juntos pela Cidadania.
“A ação Ouvir e Agir: A Ouvidoria de mãos dadas com a população fortalece a cidadania ao aproximar o Estado da sociedade, promovendo escuta ativa, resposta efetiva e acesso facilitado a serviços essenciais, com foco na inclusão, transparência e participação social”, destaca Érika Lacet, secretária da Controladoria-Geral do Estado.
A iniciativa também representa um passo importante no fortalecimento dos vínculos entre a população e as instituições públicas. Além de garantir o acesso da comunidade a direitos e serviços, promove a inclusão social e a participação cidadã. Um dos diferenciais da ação está justamente na sua essência colaborativa, marcada pela articulação com órgãos estratégicos, como o Ministério Público de Pernambuco e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o que contribui para o estreitamento dos laços institucionais e para o fortalecimento da democracia.
Com esse formato integrado e colaborativo, a ação busca oferecer respostas concretas às demandas sociais, ampliar o alcance das políticas públicas e aproximar ainda mais a gestão pública das necessidades reais da população pernambucana.
Serviço:
📍 Escola Estadual Caio Pereira – Rua Alto José Bonifácio, Casa Amarela.
🕗 Das 8h às 14h
