Retorno às escolas marca nova etapa do Projeto Estudantes em Movimento
Com o fim do recesso escolar, as equipes da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e da Secretaria de Educação do Estado (SEE) deram início a uma nova fase do segundo ciclo do Projeto Estudantes em Movimento. O momento marca o reencontro com os alunos participantes, agora com um olhar voltado para a escuta ativa, o acompanhamento das experiências vividas e a orientação sobre os próximos passos.




Diferente do primeiro momento, com as visitas realizadas em junho, em que o foco esteve na apresentação do projeto e na explicação das etapas da auditoria cívica, esta nova visita às escolas priorizou a escuta: os estudantes puderam compartilhar como foi realizar a atividade especial (uma auditoria cívica sobre o ambiente escolar) e como essa vivência impactou sua percepção sobre a própria escola e seu papel como cidadão. Como parte da atividade especial, estão escrevendo uma carta endereçada à Secretária da Controladoria, Erika Lacet. Nas cartas que já foram entregues (7 das 10 escolas participantes) e também na última visita, os estudantes relataram como foi participar do projeto, o que aprenderam e de que forma essa vivência impactou sua percepção sobre a escola e sobre o papel de cada um na construção de um ambiente melhor. O prazo de entrega das cartas segue até o dia 8 de agosto.




“Até agora todos falaram que foi uma experiência muito enriquecedora. Eles passaram a conhecer melhor a escola, os problemas e as dificuldades. E aí começaram a pensar em soluções pra isso!”, explicou João Amaral, Diretor de Transparência e Participação Cidadã da SCGE. “Eles tiveram acesso a alguns ambientes e pontos de controle que não sabiam que existiam. A questão da alimentação, por exemplo, foi muito comentada. Eles não sabiam que existiam critérios para controlar a data de validade, a conservação dos alimentos, para evitar que algo impróprio fosse servido. Também entrevistaram diretores, e puderam ouvir e compreender algumas das dificuldades enfrentadas em cada escola”, complementou.
Segundo os próprios alunos, a auditoria cívica foi uma experiência transformadora. Muitos afirmaram que, além de enxergarem melhor os problemas da escola, começaram a pensar em soluções: e é justamente disso que surgem os projetos que cada grupo está desenvolvendo. Em algumas escolas, as ideias estão mais avançadas; em outras, em construção. Mas em todas, a mensagem de cidadania e de protagonismo juvenil foi bem assimilada.
Segundo João Amaral, essa etapa de retorno às escolas e escuta tem gerado um sentimento de missão cumprida na equipe do projeto, que vem sendo um instrumento valioso para reforçar o papel da Controladoria não apenas como órgão de fiscalização, mas também como agente de promoção da ética, da cidadania e da interação com a sociedade — especialmente com os mais jovens.






Sobre o projeto
O Estudantes em Movimento é uma iniciativa nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com as controladorias estaduais e secretarias de educação. Inspirado em projetos como o goiano Estudantes de Atitude, o programa tem como objetivo fomentar a cidadania ativa, a integridade e o controle social entre os jovens da rede pública de ensino.
Cada escola participante vivencia um ciclo que inclui formação, auditoria cívica conduzida pelos alunos, proposição de soluções e apresentação de resultados. A proposta valoriza o protagonismo juvenil, o trabalho em equipe e o envolvimento da comunidade escolar em ações de impacto social.
Em Pernambuco, dez escolas foram selecionadas para o ciclo de 2025, abrangendo diferentes perfis e regiões — incluindo escolas técnicas, quilombolas e do ensino fundamental e médio. A expectativa é de que, ao final do projeto, uma escola seja eleita campeã estadual e represente o Estado na etapa nacional. Professores, gestores e até jornalistas envolvidos também serão reconhecidos.
A SCGE-PE espera consolidar o projeto como uma política pública permanente, incentivando a formação de jovens conscientes, engajados e preparados para exercer seus direitos e deveres como cidadãos.
