SCGE-PE avança na implementação do Modelo de Capacidade em Auditoria Interna

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE) avançou significativamente na implementação do Modelo de Capacidade em Auditoria Interna (IA-CM),  registrando avanços rumo ao Nível 2 de maturidade no Modelo IA-CM de Auditoria Interna. A evolução foi identificada por meio de autoavaliação concluída no primeiro semestre de 2025, em comparação com a análise anterior, realizada em 2023.

Estabelecido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) como referencial metodológico para avaliação de maturidade da atividade de auditoria interna, o Modelo de Capacidade em Auditoria Interna (IA-CM) define 05 níveis de maturidade que uma organização que realiza auditoria interna pode alcançar: 1 – Inicial, 2 – Infraestrutura, 3 – Integrado, 4 – Gerenciado, 5 – Otimizado. Ao atingir o Nível 3 considera-se que a atividade está em conformidade com as normas internacionais de auditoria interna, sendo o atingimento de cada nível alcançado pela institucionalização de macroprocessos (KPA) e de suas atividades essenciais relacionadas.

No caso da SCGE-PE, os avanços refletem um salto grande na institucionalização das atividades essenciais e no que se refere aos macroprocessos. “Avançamos de 73% para 94% na institucionalização das atividades essenciais e de 30% para 80% com relação aos macroprocessos. Ou seja, tanto estão previstos nos normativos, nos processos e nos manuais internos quanto estão em prática pelas equipes de auditoria, resultado de trabalho conjunto.”, destacou Daniel Penaforte, coordenador do Grupo de Trabalho.

Entre os principais fatores que contribuíram para esse progresso, estão a implementação de um plano de ação voltado à institucionalização do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade, a elaboração do Plano de Negócios 2025–2027 da Atividade de Auditoria Interna e a adoção do sistema e-CGU como ferramenta de suporte às atividades da Diretoria de Auditoria (DAUD). “Os avanços recentes estão mais relacionados a tirar do papel e colocar em prática aquilo que foi normatizado e manualizado nos ciclos anteriores. Tem sido uma jornada de muito desenvolvimento para todo o nosso time de auditores, na busca do nosso primeiro objetivo, que é atingir o Nível 2 de maturidade.”, ressaltou a diretora de Auditoria, Cláudia França.

AVALIAÇÃO EXTERNA – O reconhecimento do atingimento dos níveis de maturidade do Modelo IA-CM é realizado por meio de avaliação externa capitaneada pelo CONACI, cujo procedimento está estabelecido nas Resoluções nº 06/2024, nº 04/2022 e nº 06/2019 do Conselho. Recentemente, o CONACI lançou o projeto de Avaliação Externa do Modelo IA-CM no exercício de 2025. A SCGE se inscreveu no projeto com o intuito de atestar o alcance do Nível 2 ao final do ano.

Compartilhe: