SCGE reforça cultura de Gestão de Riscos em eventos do Executivo Estadual

A equipe da Diretoria de Governança e Riscos (DIGR), vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), marcou presença em três importantes eventos realizados na última terça-feira (10), todos voltados ao fortalecimento do controle interno e à disseminação da cultura de gestão de riscos no âmbito do Poder Executivo Estadual.

A participação da equipe técnica evidencia o papel estratégico da DIGR e da Coordenadoria de Gestão de Riscos (CGR) no fomento às boas práticas de governança e na disseminação de metodologias que fortalecem a administração pública.

Participações estratégicas

O primeiro evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS-PE), com o tema “Controle Interno: Ações e Perspectivas”. Na ocasião, a Coordenadora de Gestão de Riscos, Cristiana Borges de Barros e Silva Novellino, ministrou a palestra “Gestão de Riscos: Importância e Desafios”, destacando pontos cruciais para a implementação da cultura de riscos nas organizações públicas.

Simultaneamente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizou o III Seminário de Controle Interno, com destaque para a palestra “Riscos nas Contratações: importância e desafios”, conduzida pelo Diretor da DIGR, Tiago Barbosa da Fonseca.

Já no âmbito das forças de segurança, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a atuação se deu através da realização do curso “Prático de Riscos nas Contratações”, ministrado pelos instrutores Lucas Millet (instrutor principal) e Alexandre Otávio (instrutor secundário).

Disseminando conhecimento e fortalecendo a gestão

Para a Coordenadora de Gestão de Riscos, Cristiana Borges, a participação em eventos como esses é fundamental:
“Estar presente nesses espaços é essencial para a disseminação da cultura de gestão de riscos nas instituições públicas. Além disso, de junho a novembro, estão previstas turmas abertas dos cursos ‘Gestão de Riscos em 7 Passos’ e ‘Prático de Riscos nas Contratações’, com oferta mensal para servidores interessados em ampliar seus conhecimentos na área.”

O Diretor da DIGR, Tiago Fonseca, também reforçou a relevância institucional da atuação da diretoria:
“Nossa missão é promover a governança, fortalecer o controle interno e incentivar a gestão de riscos como instrumento estratégico na gestão pública. Participar desses eventos reafirma nosso compromisso com a melhoria contínua da administração estadual.”

Atuação técnica

A DIGR tem como atribuições o desenvolvimento do sistema de controle interno e o fomento à governança e à gestão de riscos nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Já a CGR atua no desenvolvimento de metodologias, estudos e ferramentas voltadas à aplicação prática da gestão de riscos, contribuindo para o aumento da maturidade institucional e para a tomada de decisão baseada em evidências.

Compartilhe: