Pernambuco dá largada ao projeto “Estudantes em Movimento” com visitas a escolas estaduais

Iniciativa da SCGE visa fortalecer a cidadania ativa entre estudantes da rede pública

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE) iniciou nesta semana a execução do projeto Estudantes em Movimento, com as primeiras visitas às escolas estaduais participantes da iniciativa. O pontapé inicial ocorreu nas unidades EREM Professor Cândido Duarte, EREM Alberto Torres e Escola Cônego Jonas Taurino, todas localizadas na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, dez escolas de todas as regiões do Estado irão participar do ciclo do projeto em Pernambuco, entre os meses de maio e agosto. A escolha das escolas levou em conta, além da diversidade geográfica, a diversidade da rede estadual, contemplando escolas quilombolas, técnicas, de ensino fundamental e médio, compondo um conjunto representativo e plural.

A EREM Professor Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, em Recife, foi a primeira escola visitada pela equipe do projeto

Coordenado nacionalmente pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o projeto tem como objetivo incentivar a cidadania ativa, a integridade e o controle social entre os jovens da rede pública de ensino. A proposta é envolver estudantes em atividades práticas de auditoria cívica e protagonismo estudantil, com apoio das secretarias estaduais de controle e educação.

Segundo o Secretário Executivo de Transparência e Controle, Renato Cirne, o projeto representa a concretização de um compromisso da atual gestão. “O projeto é um desejo nosso desde o início do Governo. Será uma grande oportunidade de trabalhar cidadania com os nossos alunos. Já começamos as primeiras visitas nas escolas selecionadas e a recepção tem sido ótima. Vamos trabalhar com muita garra para que nossas escolas sejam reconhecidas nacionalmente”, afirmou.

Durante as visitas, os alunos conheceram as etapas do projeto, que incluem diagnóstico de problemas na escola, auditorias conduzidas pelos próprios estudantes e apresentação de soluções viáveis para melhorar o ambiente escolar. Os jovens demonstraram entusiasmo especialmente com a possibilidade de representar Pernambuco em uma disputa nacional com escolas da Bahia.

Para o diretor de Transparência e Participação Cidadã da SCGE, João Amaral, o envolvimento dos alunos foi imediato: “O feedback foi muito positivo. A gente conversou bastante sobre o papel e o protagonismo dos estudantes no projeto, a importância da participação deles como cidadãos, e tivemos uma discussão bem legal sobre cidadania. Foi levantada uma questão muito interessante sobre o direito versus o dever de ser cidadão, e sobre como os direitos vêm acompanhados de responsabilidades, e como a gente também tem obrigações enquanto cidadão. A receptividade foi ótima.”, destacou.

A professora Cynthia, de Biologia da EREM Cândido Duarte, também comemorou o início do projeto: “Eu estou muito feliz como professora da escola! E ver meus alunos encantados não tem preço.”

As visitas às demais escolas da rede estadual seguem nos próximos dias. O cronograma inclui unidades localizadas nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Joaquim Nabuco, Caruaru, São José do Egito, Quixaba, Bom Nome, Serra Talhada e Conceição das Creoulas. 

Sobre o projeto

O Estudantes em Movimento é uma iniciativa do Conaci desenvolvida em parceria com as controladorias estaduais e municipais e secretarias de educação. Inspirado em projetos como o goiano “Estudantes de Atitude”, a edição de 2025 amplia a atuação para novos estados e municípios.


Cada escola participante vivencia um ciclo que inclui formação, auditoria cívica conduzida pelos alunos, proposição de soluções e apresentação de resultados. A iniciativa valoriza o protagonismo juvenil, o trabalho em equipe e o envolvimento da comunidade escolar em ações de impacto social.
Ao final do projeto, uma escola será eleita campeã em cada estado, e as vencedoras disputarão o prêmio nacional. Professores, gestores e até jornalistas também serão reconhecidos pelo engajamento e impacto das ações.
Pernambuco é um dos estados selecionados para participar da edição 2025 e espera alcançar resultados expressivos com a mobilização de escolas da rede estadual.

A ideia é que o Estudantes em Movimento possa se consolidar como uma ação perene do Governo de Pernambuco, estimulando continuamente a participação cidadã no âmbito escolar e na administração pública, por meio da formação de jovens conscientes, engajados e preparados para exercerem seus direitos e deveres na sociedade.

Compartilhe: