CGU e SCGE promovem Encontro de Corregedorias com foco em boas práticas e transparência
Representantes de corregedorias se reúnem em Recife para debater desafios e soluções na área disciplinar
A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, nos dias 10 e 11 de abril, em Recife (PE), o primeiro Encontro de Corregedorias de 2025. A iniciativa foi organizada com o apoio da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE) e da Escola de Controle Interno da SCGE. O objetivo do evento foi fomentar o debate e a troca de experiências sobre temas relevantes da área disciplinar, por meio de palestras, painéis e atividades de capacitação. A proposta também visou o fortalecimento das práticas correcionais na administração pública, bem como o desenvolvimento técnico de servidores e empregados públicos que atuam no setor.

Erika Lacet, Secretária da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, destacou: “O encontro foi um momento ímpar de reflexão, diálogo e colaboração entre todos que desempenham um papel fundamental na promoção da justiça e da integridade nas instituições. As ações da Corregedoria não apenas buscam sanar irregularidades, mas também promover um ambiente de transparência e responsabilidade, que são pilares essenciais para o bom funcionamento do Estado.”
A cerimônia de abertura, realizada na quinta-feira (10), contou com a presença de autoridades como Eveline Martins Brito, secretária-executiva da CGU; Fábio da Silva Araújo, superintendente da Controladoria-Regional da União em Pernambuco; Severino José de Andrade Júnior, secretário da Controladoria-Geral do Município do Recife; e Bernardo Peixoto dos Santos Oliveira Sobrinho, presidente do Sistema Fecomércio SESC/SENAC em Pernambuco; além dos anfitriões Ricardo Wagner de Araújo (CGU) e Erika Lacet (SCGE).







Entre os nomes que integraram a programação estavam: Marcos Antonio Rios da Nóbrega, conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Pernambuco; Alessandro Maciel, corregedor da Caixa Econômica Federal; Edson Leonardo Daléscio Sá Teles, gerente executivo de responsabilização disciplinar da Petrobras; Vanessa Costa Tolentino, corregedora da Codevasf; e Daniel Jezini, auditor federal de controle externo do TCU.
Durante os dois dias de programação, o público participou de discussões sobre a autoavaliação no Modelo de Maturidade CRG MM 3.0, esclarecimentos sobre dúvidas recorrentes em processos disciplinares, aprimoramento da responsabilização disciplinar, além da abordagem de estratégias para lidar com os desafios da inteligência artificial na gestão pública.
Capacitações
Na sexta-feira (11), foram oferecidas capacitações voltadas para os temas: “Metodologia para a condução de oitivas”; “Lacunas normativas e as soluções adotadas pela Corregedoria-Geral da União”; “Juízo de admissibilidade e matriz de responsabilização”; e “Indiciamento e relatório final descomplicados”. As atividades ocorreram nas instalações da Faculdade Senac, em Recife, com a participação de servidores públicos federais, estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil.

Reunião da Rede de Corregedorias
No dia anterior à abertura do encontro, quarta-feira (9), foi realizada presencialmente a 1ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias de 2025. A rede integra o Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR), criado pela Portaria nº 1.000/2019, com a missão de integrar informações e promover o aperfeiçoamento das ações correcionais.
Durante a reunião, representantes das corregedorias-gerais dos estados, do Distrito Federal e de órgãos equivalentes de outros poderes estaduais e municipais se reuniram no Senac, em Recife, para discutir estratégias voltadas ao desenvolvimento das atividades de correição.
Como anfitriã local e parceira institucional da CGU, a SCGE não apenas apoiou a realização do evento, como também reafirmou seu compromisso com a promoção de uma gestão pública mais íntegra, eficiente e transparente. A participação ativa da equipe da SCGE e da Escola de Controle Interno fortaleceu o ambiente de cooperação entre os entes federativos e evidenciou o protagonismo de Pernambuco na agenda nacional de controle e correição.






