SCGE Participa do América Aberta, evento internacional sobre transparência e dados abertos
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) marcou presença no América Aberta , um dos maiores eventos internacionais sobre transparência, dados abertos e governo digital. Representada por Renato Cirne, Secretário-Executivo de Transparência e Controle, a SCGE participou das discussões e trocas de experiências promovidas pelo evento, realizado pela primeira vez no Brasil. Estiveram presentes também Airton Chaves e Roberta Gomes, coordenadores de Transparência e Participação Cidadã.
O América Aberta , que teve início no dia 3 de dezembro, em Brasília, reuniu especialistas, gestores públicos e pesquisadores de diversos países da América Latina para debater temas como transparência, acesso à informação, governo aberto, tecnologias cívicas, jornalismo de dados, inteligência artificial e equidade . Com uma programação extensa, o evento seguiu até 6 de dezembro e abrangeu atividades como o Encontro Aberto para uma Região Aberta (Abrelatam), a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos), a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), entre outros.
Durante o evento, foram abordados tópicos cruciais, como o uso de dados abertos na promoção dos direitos humanos, a inclusão digital e o papel da inteligência artificial na gestão pública. A participação da SCGE reforça o compromisso de Pernambuco em adotar práticas de governo aberto e fomentar a transparência na administração pública.
“O América Aberta é uma oportunidade única para trocar experiências e ampliar a aplicação de políticas públicas voltadas à transparência e à inovação digital. A participação de Pernambuco demonstra nosso envolvimento em adotar soluções que beneficiam diretamente a população”, destacou Renato Cirne.
O evento reflete o esforço coletivo para fortalecer iniciativas de governo aberto e promover a colaboração entre países da América Latina e Caribe, alinhando-se às melhores práticas globais em dados abertos e responsabilidade pública.
