A Diretoria de Informações Estratégicas e Prestação de Contas (DIPC) da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) é responsável por atuar na orientação ao gestor do Poder Executivo Estadual, com o objetivo de fortalecer e aperfeiçoar a gestão pública.

Dentre suas atribuições destacam-se:

  1. Apoiar e orientar à gestão orçamentária, financeira e de prestação de contas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual;
  2. Planejar e dirigir a composição da prestação de contas anuais de governo e o relatório de defesa do governo;
  3. Monitorar e avaliar a implementação das recomendações do Tribunal de Contas do Estado relacionadas às Contas Anuais de Governo.

Sistema público de atendimento eletrônico, via web, desenvolvido pela SCGE, para que os servidores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual possam encaminhar perguntas à SCGE e obter respostas sobre diversos temas.

A SCGE atua de forma integrada, a partir de suas diversas áreas técnicas, cujas orientações abordam os seguintes aspectos: Auditoria Interna; Classificação Orçamentária; Convênios; Correição e Integridade; Controle Interno; Diárias; Gestão de Riscos; Governança; LAI; LGPD; Ouvidoria; Módulo GPC; Portal da Transparência; Prestação de Contas; Suprimento e TCESP.

Para obter acesso ao sistema SCGE Orienta, o servidor deve solicitar o seu cadastro, através do e-mail orientacao@scge.pe.gov.br, no qual devem ser apresentadas as seguintes informações: nome completo, matrícula, CPF, e-mail institucional e unidade gestora de lotação.

A atividade de orientação tem a finalidade de apoiar os gestores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual quanto à gestão orçamentária, financeira e prestação de contas, mediante a publicação de boletins informativos, cartilhas e manuais, orientação técnica e disponibilização de cursos e palestras.

A Diretoria tem a função de atuar no planejamento da composição da prestação de contas anuais do governo e no relatório de defesa do governo. Durante o exercício, atua junto aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual com o objetivo de monitorar e avaliar a implementação das recomendações do Tribunal de Contas do Estado relacionadas às Contas Anuais de Governo.

Sistema emissor de certidão (CRPC) para órgãos e entidades públicas e privadas que desejam comprovar, para formalização de convênios, acordos ou ajustes, a regularidade das prestações de contas de transferências voluntárias.


  • Coordenadoria de Orientação e Prestação de Contas
  • Email: orientacao@scge.pe.gov.br
  • Telefone: 3183-0800
  • Atendimento ao público: 8h às 12h00 / 13h00 às 17h00