1ª Turma do Workshop sobre Políticas de Prevenção e Combate a Assédios: iniciativa da Associação Brasileira de Ouvidores para a Rede Estadual de Ouvidorias
Entre os dias 4 e 6 deste mês, foi realizada a primeira turma do workshop “Implantação de Políticas de Prevenção e Combate a Assédios”, oferecido pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) à Rede Estadual de Ouvidorias, com a participação de servidores da Diretoria de Integridade e Correição. Este evento faz parte de uma série de ações para fortalecer as políticas de prevenção e combate a assédios. A parceria entre a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e a ABO conta com a adesão do estado ao movimento “AQUI NÃO! Movimento Contra os Assédios nas Instituições”, iniciativa da Associação Brasileira de Ouvidores. Segundo Elisa Andrade, Diretora da OGE, “atualmente, Pernambuco é o único no Brasil a ter se juntado a esta causa. A adesão reforça o compromisso do Governo Estadual em implementar e promover práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e livre de assédios”.
O workshop, realizado de maneira online, das 13h às 17h, teve como objetivo principal capacitar 100% dos ouvidores da Rede Estadual de Ouvidorias para a construção de uma política eficaz de combate aos assédios. A formação não se encerra com esta primeira turma. Teve início ontem, dia 10, a segunda turma, que terá continuidade hoje e amanhã, dias 11 e 12, também no formato online, no mesmo horário. Essa continuidade garante que todos os ouvidores estejam igualmente preparados e alinhados com as diretrizes estabelecidas, consolidando uma rede de profissionais capacitados e comprometidos com a prevenção e o combate ao assédio no ambiente de trabalho.
O Governo do Estado possui legislação sobre o tema, a Lei Ordinária n.º 13.314/2007 e alterações e as denúncias sobre assédio podem ser realizadas junto à Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) que acolhe as denúncias e encaminha para apuração pelos órgãos. O servidor público pode entrar em contato com a OGE através de ligações gratuitas pelo número 162, de segunda a sexta, das 7h às 19h, ou pelo site www.ouvidoria.pe.gov.br.
