Em parceria com a Controladoria-Geral da União, SCGE realiza seminário sobre Integridade na Gestão Pública

O 1º Seminário Integridade Somos Todos Nós realizado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), reuniu mais de 300 pessoas no auditório da Faculdade SENAC, em Santo Amaro, na última terça (25). A mesa de abertura foi composta pela CGU – representada por Conceição Policarpo, recém-empossada como superintendente regional do órgão em Pernambuco e Izabela Correia, secretária de Integridade Pública da CGU – pela SCGE, com a presença da secretária da Controladoria Érika Lacet, do diretor de Integridade e Correição da SCGE Daniel Tiné e a presidente da Comissão de Ética Pública do Estado Clarissa Lima; e pelo SENAC, representado por Regivan Dantas, diretor regional do SENAC Pernambuco. Na ocasião, também foi anunciada a renovação e ampliação de acordo de cooperação entre a CGU e a SCGE.

A secretária Érika Lacet destacou a importância das ferramentas de desenvolvimento e implantação das políticas que reforçam a integridade na administração pública em todo o estado de Pernambuco. “Este ano, lançamos o programa Pernambuco Mais Íntegro que visa estimular e exigir que no prazo de dois anos todos os órgão da administração pública estejam com seus programas de integridade implantados e em efetivo exercício. A ideia é mudar a cultura da administração pública”, disse em seu discurso de abertura.

Secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet.

Os “Avanços e Perspectivas da Agenda de Integridade Pública na Administração Pública Federal” foram tema da primeira palestra do Seminário, proferida pela Secretária de Integridade Pública da CGU Izabela Correia. Em seguida, os participantes puderam conhecer mais a fundo o Programa Pernambuco Mais Íntegro, apresentado pelo diretor de Integridade e Correição da SCGE, Daniel Tiné.

Participantes das oficinas do Seminário Integridade Somos Todos Nós

Também foram oferecidas três oficinas sobre Comunicação, Ouvidoria e Correição, todas com foco para programa de Integridade. “Integridade perpassa toda sociedade: a administração e também a inciativa privada. Tanto que hoje, Pernambuco tem um arcabouço jurídico que exige programas de integridade para entidades privadas que contratam com a gestão pública”, afirmou a secretária da Controladoria-Geral.

Acordo de Cooperação – A CGU e a SCGE reafirmaram e ampliaram o acordo de cooperação entre as instituições. O acordo contempla a troca de informações e conhecimento; além de bases de dados, e intercâmbio de metodologias e capacitações. “A parceria vai trazer inúmeros benefícios para todo o Estado. A nossa grande missão é propagar a ética pública nos municípios do nosso estado. Fazer capacitações, estabelecer propagadores da ética na administração pública”, concluiu Érika Lacet.