Escola de Controle Interno conclui programação de fevereiro

Encerrada nesta sexta-feira, dia 14, a programação de cursos do mês de fevereiro, promovidos pela Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE). Na semana de 10 a 14, foram realizadas 94 capacitações em quatro cursos, num total de 80 horas/aula.

No Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife, ocorreram dois cursos: “Básico de Prestação de Contas” e “Aspectos teóricos e práticos da Tomada de Contas Especial (TCEsp)”, todos voltados para servidores do Poder Executivo Estadual.

Já os cursos “Introdução à Gestão de Riscos” e “Banco de Dados – introdução e conceitos essenciais” aconteceram na Controladoria-Geral do Estado, no bairro do Espinheiro, também na capital pernambucana. Estes direcionados para servidores da própria SCGE e da Controladoria-Geral do Município (CGM) do Recife.

PÚBLICO EXTERNO – Dentro da programação realizada na estrutura do Cefospe, a quarta turma do curso “Básico de Prestação de Contas” foi ministrada por Simone Leite, da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE). Em seu plano de aula, ela repassou conhecimentos sobre procedimentos de composição, análise e arquivamento dos processos de prestação de contas das despesas efetuadas pelos órgãos e entidades executoras da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, integrantes do orçamento fiscal.

Já o curso “Aspectos Teóricos e Práticos da Tomada de Contas Especial (TCEsp)”, também promovido no Cefospe, teve como instrutores, Daniel Tiné e Ib Cardim, ambos da Diretoria de Correição (DCOR/SCGE). Juntos, eles repassaram aos participantes o conceito e os objetivos da TCEsp, os casos em que deve ser instaurada, os agentes que estão sujeitos ao instrumento, as autoridades competentes para instauração, o processamento, além de outros pontos correlatos.

IN COMPANY – O conteúdo teórico e prático do curso “Banco de Dados – introdução e conceitos essenciais” foi repassado para uma turma fechada especialmente para servidores da SCGE, por Alexandre Otávio e Taciana Amorim, que integram a equipe da DOGI. A proposta foi inserir os servidores na linguagem de consulta estruturada (SQL); apresentar os conceitos básicos de banco de dados e SQL; e introduzir a manipulação dos dados, utilizando queries selects.

Ainda no formato in company – direcionado para os servidores da SCGE e da CGM do Recife –, a ECI promoveu o curso “Introdução à Gestão de Riscos”. Ao longo da semana, o instrutor Allisson Procópio, que faz parte da DOGI, apresentou aspectos conceituais e a metodologia proposta de gestão de riscos; bem como o desenvolvimento de método e sua aplicação em processos internos. Além do conteúdo teórico, foram realizadas atividades práticas.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

Compartilhe: