Reunião discute monitoramento das despesas no âmbito do Executivo Estadual
Representantes de 43 Unidades de Controle Interno (UCIs) participam de encontro para alinhar diretrizes para o acompanhamento de execução orçamentária junto à SEFAZ e SCGE-PE
Na manhã do dia 14 de agosto, o auditório da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE) sediou uma reunião importante sobre o Monitoramento da Execução das Despesas. O encontro contou com a participação de 43 titulares das Unidades de Controle Interno (UCIs) dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual que possuem tetos de controle de despesa pactuados junto à Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Conduzida pelas equipes técnicas da SCGE-PE e da SEFAZ, a reunião abordou as principais diretrizes para a atuação das UCIs no monitoramento da execução das despesas em seus respectivos órgãos e entidades. As orientações estão alinhadas com as diretrizes estabelecidas no Decreto Estadual nº 56.757/2024 e na Resolução CPF nº 002/2024.
Mauro Ataíde, Diretor de Planejamento e Controle das Despesas Correntes da SEFAZ, apresentou detalhes relevantes sobre o processo, assim como Cristiane Ferreira, Coordenadora de governança (DIGR), que fez uma apresentação minuciosa sobre o tema e enfatizou a importância do alinhamento entre o controle interno e a alta gestão.
Também estiveram presentes Andrea Costa, Diretora de Governança e Riscos da SCGE e Filipe Castro, Secretário-Executivo de Auditoria e Governança (SEAUG), que fez uma fala de abertura destacando a importância da participação efetiva de cada órgão para uma boa governança no processo da execução da despesa pública.
A Diretora também sublinhou a importância do papel das UCIs: “É de suma importância a atuação das Unidades de Controle Interno neste processo, pois possibilita um olhar complementar, com análises e reports sobre a adequação do teto pactuado frente ao alcance dos objetivos institucionais do seu órgão ou entidade”.









