Acompanhar, avaliar e apoiar a atuação das empresas estatais de Pernambuco; fomentar o desenvolvimento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual; e colaborar para a melhoria contínua dos gastos públicos são algumas atribuições da SCGE, por meio da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC).


Na busca pela qualidade contínua dos gastos públicos, a SCGE desenvolveu o Plano da Promoção da Qualidade do Gasto (Qualigasto), que tem como objetivo promover o compartilhamento e a implantação de boas práticas de controle que ensejem a melhor utilização dos recursos públicos. Essas ações são realizadas através de um ambiente de cooperação e parceria entre unidades e SCGE.




Como órgão central do Sistema de Controle Interno, a SCGE, por meio da DMAC, é responsável pela orientação e monitoramento das Unidades de Controle Interno (UCIs) instituídas no Poder Executivo Estadual, conforme estabelecido no Decreto nº 47.087/2019. Tal iniciativa tem como objetivo principal o fortalecimento da cultura de controle, através da integração e compartilhamento das ações. Com a implementação das UCIs, é possível contribuir para a melhoria dos processos, mitigação dos riscos que venham a comprometer os objetivos do órgão ou entidade, bem como para a tomada de decisão da alta gestão.

O sistema de Governança Corporativa das Empresas Estatais de Pernambuco, regidas pela Lei nº 13.303/2016 e pelo Decreto Estadual nº 43.984/2016, também é objeto de orientação, monitoramento e avaliação por parte da SCGE. O apoio técnico às estatais no que se refere à implantação e à adequação dos mecanismos de governança corporativa é realizado através de estudos técnicos direcionados à alta gestão.




  • Diretora: Cristiana Borges
  • E-mail: cristiana.borges@cge.pe.gov.br
  • Telefone: 81.3183-0800