Projeto da SCGE em parceira com a UPE na final do prêmio de inovação tecnológica

Um dos trabalhos desenvolvidos a partir da parceria da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) com a Universidade de Pernambuco (UPE) está entre os finalistas 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP/2017), na categoria Desafio de Inovação, com o projeto “Desenvolvimento de um motor de interferência para priorização de pedidos de reembolso do Estado”.

O SECOP, o maior evento TI pública do País, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A edição 2017 é feita em parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), entidade vinculada à Secretaria de Administração do Estado (SAD). O resultado final será divulgado durante o evento, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

A proposta do projeto finalista foi trabalhada com as diretorias de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI) ede Tecnologia de Informação do Controle Interno (DTCI). As soluções foram desenvolvidas por alunos da disciplina de Inteligência Artificial (IA) do Curso de Engenharia da Computação da UPE, com coordenação do professor Fernando Buarque.

A aplicação de técnicas de Inteligência Artificial (IA) está auxiliando a SCGE com ferramentas que possam ser aplicadas às ações de controle interno. “A aplicação das técnicas de Inteligência Artificial está contribuindo para a modernização e o aperfeiçoamento das ferramentas de controle interno. O aperfeiçoamento das atividades fornece suporte para o monitoramento de informações estratégicas, contribuindo para a melhoria da qualidade do gasto e trazendo ganhos importantes para a sociedade”, finalizou o Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.Compartilhe

Compartilhe: