Maio é dedicado a conscientização da auditoria interna

Maio é dedicado a conscientização da auditoria interna

posted in: Notícias | 0

Maio foi instituído como o “mês internacional de conscientização da auditoria interna” pelo The Institute of Internal Auditors (IIA). Visando mostrar a importância de investir nos profissionais que atuam na área, a fim de elevar os níveis de governança, gestão e ética em todas as organizações, a entidade internacional, que abrange 170 países e cerca de 190 mil associados, lançou a campanha “IIA May”. Em território nacional, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) está à frente da campanha e vem estimulando a divulgação da profissão em empresas e entidades governamentais.

Ciente da importância do auditor no processo de fiscalização e de avaliação de controles internos da aplicação de recursos públicos, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) tem, em sua estrutura, a Diretoria de Auditoria (Daud), responsável por realizar auditorias e fiscalização nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, com foco no aprimoramento da gestão. Estão entre suas atribuições, avaliar os controles internos administrativos dos órgãos e entidades estaduais. Para a efetividade dessas atividades, a Daud é subdividida em quatro coordenadorias: Pessoal (CAP), Obras Públicas (COP), Finanças (CAF) e Licitações e Contratos (CLC).

Pensando na capacitação e atualização desses profissionais, a SCGE, por meio da Escola de Controle Interno (ECI), vem realizando diversas ações para que os servidores possam atuar de maneira mais produtiva e assertiva no planejamento e ações de auditoria, como também tornarem-se agentes multiplicadores. Um exemplo disso é o “I Seminário de Controle Interno – Control/Conaci”, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Banco Mundial, e organizado pela ECI/SCGE.

Durante o evento, será abordada a temática IA-CM, uma matriz já difundida em vários países e que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público. Ela ilustra os níveis e estágios por meio do qual uma atividade pode evoluir e melhorar os seus processos e práticas ao longo do tempo. Para marcar o IIA May”, a SCGE fará divulgações sobre o assunto em seu site e redes sociais, promovendo a divulgação da Auditoria Interna entre seu público.

iiamayin2019