Material Médico Hospitalar e Vem Trabalhador serão temas trabalhados pelo Qualigasto

Material Médico Hospitalar e Vem Trabalhador serão temas trabalhados pelo Qualigasto

posted in: Notícias | 0

A proposta é fortalecer a cultura de melhoria da qualidade do gasto no Estado, mediante o acompanhamento da despesa e orientação dos agentes públicos

Desenvolvido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), o Plano de Promoção da Qualidade do Gasto (Qualigasto) vem ampliando sua área de atuação. A partir deste ano, passa a trabalhar com dois temas: material médico hospitalar e Vem Trabalhador, que devem ser efetivados no início do segundo semestre de 2019, com a execução de programas piloto. Atualmente, a equipe da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE) tem estudado os segmentos, visando identificar as necessidades essenciais e, posteriormente, colocar os planos em prática.

Com o Qualigasto, a SCGE planeja e desenvolve medidas com foco na melhoria da qualidade do gasto público, por meio da identificação e análise de oportunidades de economia que promovam a utilização racional e eficiente dos recursos públicos. Além disso, realiza o controle preventivo e o monitoramento desses gastos, com o acompanhamento e a implementação de programas de melhoria contínua da utilização de recursos.

O Plano de Promoção da Qualidade do Gasto surgiu em 2016 como uma evolução das ações de racionalização das despesas desenvolvidas pela SCGE. Desde então, tem atuado com sucesso, por exemplo, na política de gerenciamento dos resíduos hospitalares, por meio do Indicador por Cores (segregação adequada dos resíduos nos setores do hospital) e recolhimento dos resíduos biológicos (aquisição de balança para pesagem dos resíduos biológicos e controles decorrentes), que integram as etapas de implantação do Qualigasto no tema Resíduos de Serviços de Saúde. Lavanderia hospitalar, alimentação hospitalar, frota e alimentação escolar terceirizada são os outros temas trabalhados dentro do Plano.

vem-livre-trabalhador-300x194