Controladoria e Polícia Civil reforçam cooperação para o combate à corrupção

Controladoria e Polícia Civil reforçam cooperação para o combate à corrupção

posted in: Notícias, Uncategorized | 0

DSC_0013

Visando promover uma maior interação de trabalho em prol do fortalecimento das ações de prevenção e repressão no combate à corrupção, a secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e Ouvidora-Geral, Érika Lacet, e o chefe da Polícia Civil (PC) de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral, estiveram reunidos na tarde da quinta-feira, dia 17. A proposta é colocar em prática o convênio de cooperação técnica assinado no final de 2018, entre os dois órgãos, que prevê um regime de mútua cooperação para o compartilhamento de sistemas, processos, práticas, produtos e metodologias.

No encontro, que ocorreu na sede da PC, no bairro da Boa Vista, foi apresentada toda a estrutura da SCGE, destacando, principalmente, as atividades de auditoria, incluindo as áreas de atuação e metodologia; e do Observatório da Despesa Pública (ODP). A aplicação da Lei Estadual de Anticorrupção foi outro tema da reunião.

“Poder contar com a expertise de investigação da Polícia Civil é essencial para que possamos fortalecer ainda mais as políticas de combate às práticas ilícitas contra a administração pública. A orientação do governador Paulo Câmara é que os órgãos de Estado trabalhem de forma integrada em ações que tragam resultados cada vez mais positivos. E é isto o que estamos fazendo”, destacou a secretária Érika Lacet.

“A reunião significa um fortalecimento contra a corrupção no Estado. Quanto mais perto a Polícia estiver dos órgãos que exercem a fiscalização, como a SCGE, mas rápido poderemos ver os indícios de irregularidades e agir para impedir o desvio dos recursos públicos. A parceria firmada traz um ganho para população, já que vai garantir que o dinheiro chegue onde tem chegar de fato: em serviços para melhorar a vida dos cidadãos pernambucanos”, afirmou o chefe da Polícia Civil, o delegado Joselito Kehrle.

Como ato efetivo do encontro, a Polícia Civil indicou uma delegada para compor a comissão do Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), que está em andamento, e que possui como integrantes, servidores da SCGE e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Outra deliberação foi criar um grupo de trabalho, como forma de agilizar as atividades e a troca de informações entre os integrantes da SCGE e PC. Haverá, ainda, oficinas para a troca de experiências técnicas de investigação dos dois órgãos.

Também participaram da reunião Caio Mulatinho, Filipe Castro, Hugo Santiago, Thayse Azevedo e Renato Sirne, respectivamente, secretário-executivo, diretor de Correição, diretor de Auditoria, diretora de Controladoria e assessor técnico da SCGE; além da delegada Sylvana Lellis, gestora do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACO), toda equipe de inteligência do DRACO e representantes do Laboratório de Lavagem de Dinheiro.
DSC_0007

Fotos: Polícia Civil