Encontro de ouvidores movimentou o Sertão do Pajeú

Encontro de ouvidores movimentou o Sertão do Pajeú

posted in: Notícias | 0

As discussões sobre o papel da ouvidoria como instrumento de gestão e participação social reuniram dezenas de servidores interessados na temática ou que atuam na área, sobretudo das prefeituras da região do Sertão do Pajeú, no 2ª Encontro Ouvidoria em Ação. O evento foi promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), através da Ouvidoria-Geral (OGE), com o apoio da Prefeitura do município de Afogados da Ingazeira, que sediou o encontro. A expectativa é de estimular a implantação de ouvidorias, sobretudo nos municípios, a partir da disseminação da importância desse canal de comunicação. O encontrou contou com 128 inscritos, superando as expectativas da OGE.

Representando a SCGE, a Diretora de Ouvidoria e Controle Social em exercício, Zélia Correia destacou a importância da realização do encontro no Pajeú. “O encontro vem ao Pajeú para disseminar o que é a ouvidoria, sua importância como instrumento de gestão e ferramenta de controle social. Hoje, Afogados tem sua ouvidoria em funcionamento e o intuito é levar aos outros municípios o conhecimento e a necessidade da implantação de Ouvidorias municipais”, ressaltou.

O prefeito do município, José Patriota, participou da abertura do evento e também destacou o papel da ouvidoria. “O fortalecimento das ouvidorias representa mais um elemento para construirmos uma verdadeira democracia representativa e participativa, com ampla interlocução social”, declarou.

O evento contou com duas palestras e uma mesa de debates. A Diretora de Ouvidoria e Controle Social, Zélia Correia, ministrou a palestres “Ouvidoria-Geral do Estado como instrumento de gestão pública e participação social”. Já ouvidora da Prefeitura de Afogados, Maria José Cerquinha, coordenou, junto com o servidor do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria, Abelardo Lessa, um painel sobre “Implantação de ouvidorias municipais e experiência da OGM de Afogados da Ingazeira”. Por fim, os professores do curso de direito da Faculdade Integrada do Sertão (FIS) Renato Godoy, Luís Pereira e Manoel Arnóbio debateram sobre o tema “Democracia e participação social”.

Entre as prefeituras que enviaram representantes para o encontro estão Arcoverde, Tuparetama, Tabira, Serra Talhada, Triunfo, Carnaíba, Solidão, Iguaracy, Itapetim e Quixaba. Participaram também ouvidores da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual e os ouvidores do Ministério Público e Pernambuco (MPPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).