Órgãos do Executivo Estadual vão receber Setoriais de Controle Interno

Órgãos do Executivo Estadual vão receber Setoriais de Controle Interno

posted in: Notícias | 0

O Governo de Pernambuco vai implantar Setoriais de Controle Interno em oito secretarias. O objetivo é prestar apoio e orientação aos órgãos para o fortalecimento dos controles internos primários, relacionados à, por exemplo, gestão de contratos e de convênios, auditorias internas e otimização da qualidade dos gastos, apontando soluções e melhorando a eficácia dos processos através do gerenciamento dos riscos. Inicialmente, serão contempladas as secretarias de Educação (SEE), de Saúde (SES), de Defesa Social (SDS), de Turismo, Esporte e lazer (SETUREL), de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), das Cidades (SECID), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

O projeto-piloto está sendo coordenado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e conta com a parceria das demais secretarias envolvidas. Na estrutura dos órgãos, as setoriais ficarão ligadas à alta gestão (secretário ou secretário-executivo). A expectativa é de que, com uma atuação mais estratégica, além de fomentar e consolidar o sistema de controle interno, as setoriais contribuam para o aprimoramento da Administração Pública, para que ofereça, consequentemente, um serviço de mais qualidade à sociedade.

O Governador Paulo Câmara acredita que as ações de controle interno têm sido de extrema importância para a eficácia da gestão. A SCGE conta com um quadro técnico muito bem qualificado para prestar auxílio aos demais órgãos, com potencial para melhorar os processos e evoluir o modelo de governança da gestão pública”, concluiu o Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.