Sistema auxilia gestores na aplicação de recursos públicos

Sistema auxilia gestores na aplicação de recursos públicos

posted in: Notícias | 0

O SCGEorienta fornece informações que subsidiam trabalhos das áreas administrativa e financeira

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) mantém canais de comunicação permanente com os agentes públicos que atuam nas áreas administrativa e financeira, a fim de orientar preventivamente a correta aplicação dos recursos estaduais. Entre as ferramentas disponibilizadas pela pasta com este propósito, está o sistema SCGEorienta, que fornece informações relacionadas principalmente à execução da despesa pública. No período de janeiro a agosto deste ano, foram quase mil atendimentos, atingindo o índice de satisfação de 90% das respostas. Para acessar, basta entrar no www.scge.pe.gov.br, clicar na aba Sistemas/SCGEorienta.

O SCGEorienta fornece subsídios para os gestores públicos. A consolidação dos atendimentos realizados através do sistema contribui para padronização de procedimentos na execução da despesa, trazendo mais segurança e confiabilidade às informações prestadas pelo gestor, assim como efetividade na prestação dos serviços”, destacou o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.

A orientação é feita através de um banco de pesquisas de perguntas e respostas, onde o gestor público tem a facilidade de solucionar, de maneira objetiva, dúvidas e questionamentos. Além disso, caso o usuário não localize a informação desejada, ele tem a possibilidade de registrar uma nova pergunta. O sistema é alimentado periodicamente, sobretudo a partir das novas demandas, pela Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI), através da Coordenadoria de Orientação.

De acordo com o coordenador de Orientação, Jamerson Souza, os principais questionamentos dos gestores públicos estão relacionados à classificação orçamentária da despesa, retenções tributárias, contratos e licitações, execução das despesas públicas e prestações de contas. “O sistema é um canal dinâmico e eficiente e as informações disponibilizadas ajudam também a evitar inconsistências no processo de execução da despesa”, completou.

O sistema é utilizado prioritariamente por gestores públicos do Poder Executivo Estadual, mas agentes de outros poderes também podem se cadastrar. O acesso pode ser solicitado à SCGE, por ofício ou e-mail (orientacao@cge.pe.gov.br).