SCGE cancela eventos e reduz atendimentos presenciais

posted in: Notícias | 0

Como forma de minimizar e até mesmo evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) adota, a partir desta segunda-feira, dia 16, uma série de medidas direcionadas para o público interno e externo. As ações, que estão em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde, Prefeitura da Cidade do Recife e pelo Governo do Estado, estarão vigentes por tempo indeterminado.

Uma das principais determinações é a suspensão da realização de eventos e atividades com aglomeração de pessoas, independente de quantidade mínima. Isso significa, por exemplo, que a programação de cursos e oficinas da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI/SCGE), prevista para esta segunda quinzena de março, está cancelada. A depender dos próximos acontecimentos, é possível que a decisão seja válida também para o mês de abril.

O atendimento presencial da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), vinculada à SCGE, deverá ser evitado. A recomendação é que as manifestações sejam feitas, preferencialmente, pelo portal http://www.ouvidoria.pe.gov.br; telefone 162 (ligação gratuita, de convencional ou celular); ou e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br.

O mesmo vale para o pedido do Cadastro de Regularidade de Transparências Estaduais (CRT), cujo principal objetivo é simplificar as ações de acompanhamento ao cumprimento das exigências estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no que diz respeito às transferências voluntárias. Este documento deve continuar sendo solicitado diretamente via site da SCGE. Informações adicionais ou dúvidas sobre o CRT, podem ser solicitadas pelo e-mail: convenio@cge.pe.gov.br ou por telefone (81) 3183.0857.

Mais de 70 capacitações são realizadas pela ECI/SCGE

posted in: Notícias | 0

A Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) concluiu nesta sexta-feira, dia 13, mais uma série de eventos da agenda de março. Ao longo da semana, foram realizadas 78 capacitações nos cursos “Regime de Adiantamento: suprimento individual e institucional” e “Módulo A do SICONV – Atos preparatórios e execução”, além da oficina “Rede SIC – Serviço de Informação ao Cidadão”. A programação foi ministrada no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Recife.

No período de 9 a 11, servidores da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) participaram do curso “Regime de Adiantamento: suprimento individual e institucional”, ministrado por Jamerson Souza, que integra a equipe da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE). Durante os três dias, foram apresentados os procedimentos de execução e prestação de contas das despesas efetuadas por meio das seguintes modalidades: suprimento individual, institucional e repasse financeiro pelos órgãos e entidades executoras da administração do Estado.

Já no período de 9 a 13, foi promovido o curso “Módulo A do SICONV – Atos preparatórios e execução”, sendo ministrado por Marília de Souza Leão, servidora da Companhia Pernambucana de Habitação e Obras (Cehab), e Thaysa Paiva, chefe da Unidade de Convênios de Receita, ligada à Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE).

O conteúdo desenvolvido por elas foi apresentado, ao longo da semana, por meio de aulas com exposição dialogada, demonstrações na Plataforma SICONV – Sistema de Convênios –, além de atividades práticas no ambiente de treinamento do sistema. A partir deste curso, os participantes passam a ter domínio para realizar captação de recursos federais (Emendas e Programas Federais), bem como acesso as regras e técnicas para elaboração de projetos de convênios, com foco no SICONV.

Voltada para os integrantes da Rede de Ouvidorias do Estado, a ECI realizou no dia 10, a oficina “Rede SIC – Serviço de Informação ao Cidadão”. O plano de aula, com conteúdo teórico e atividades práticas, foi repassado por Airton Chaves e Vanessa Lins, que integram a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE).

Nivelar o conhecimento do público-alvo a respeito da Lei de Acesso à Informação (LAI) no seu aspecto prático, com ênfase nos procedimentos e responsabilidades previstas na legislação estadual, foi a proposta básica da oficina. Na ocasião, também foram repassadas informações sobre a estrutura e dinâmica de trabalho da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (CIC/DOGE). Coordenada por Vanessa, a CIC é referencial de orientação sobre normas e procedimentos relativos ao acesso à informação.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a PCPE, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

09 a 13.03.2020 - Curso Módulo A do SICONV09 a 13.03.2020 - Curso Regime de Adiantamento

Secretária Érika Lacet presente na reunião do Conaci

posted in: Notícias | 0

A secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, participou esta semana da 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Numa proposta de fortalecer a atividade de controle interno no Brasil, por meio do combate à corrupção, transparência, controle social e geração de serviço público com efetividade, o encontro reuniu representantes de estados e municípios de todo o País.

Conduzido pelo presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, a reunião contou com a presença do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, e do diretor da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão. Além da agenda administrativa, o encontro foi pautado pelo debate de temas com foco no aprimoramento das atividades de controle no País, para a melhoria da gestão pública.

Dentro da programação, na quinta-feira (12), Rosário proferiu palestra sobre “Relacionamento Controle Externo x Controle Interno: limites de atuação e desafios”. Neste mesmo dia, Brandão abordou o tema “Programa Integridade nos Estados: Apresentação Institucional da Transparência Internacional Brasil”. Já nesta sexta-feira (13), o diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Marcelo Zenkner, apresentou o “Projeto de Implementação dos Controles Internos em Municípios Receptores de Royalties de Petróleo – parceria Conaci x Petrobras”.

Paralelo a reunião, a secretária Érika Lacet participou também, na quarta-feira (11), do 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, quando foram discutidos os desafios e as perspectivas do controle interno no País. Promovido pelo Conaci e Secretaria de Controle e Transparência (Secont-ES), o seminário contou com palestras e painéis centrados em temas como inovação, integridade no poder público e no setor privado, combate à corrupção e transparência.

Fotos: Assessoria Conaci

11.03.2020 - Seminário Controle Interno12 e 13.03.2020 - Reunião Conaci (1)12 e 13.03.2020 - Reunião Conaci (2)12 e 13.03.2020 - Reunião Conaci (3)

Servidoras da SCGE recebem homenagem

posted in: Notícias | 0

“Sua imagem profissional deve projetar os valores de sua marca junto a seu público”. A recomendação da consultora de imagem e médica, Rayssa Leal Mousinho, foi repassada na manhã desta quarta-feira, dia 11, durante conversa informal com as colaboradoras que integram o quadro de profissionais da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). O bate-papo, que fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher – celebrado em 08 de março – girou em torno do questionamento “Sua imagem fala por você. O que ela anda dizendo?”, provocado por Rayssa.

Conduzido pela gerente de Gestão de Pessoas (GGP), Cecília Moura, o evento movimentou a Sala de Convivência da SCGE, no bairro do Espinheiro, Recife, com momentos de integração entre as participantes. O encontro foi marcado, ainda, por um lanche de boas-vindas, sorteio de uma análise cromática e dicas repassadas por Rayssa sobre o uso adequado das cores no vestir e no maquiar, tendo como foco o bem-estar pessoal através da confiança e das sensações experimentadas. “Cada pessoa deve encontrar a sua melhor versão”, esclareceu a consultora de imagem.

“É um assunto que interessa a maioria das mulheres. A palestrante Rayssa Leal é muito comunicativa e atenciosa. Nos deu a noção de como este universo abrange muito mais do que apenas a nossa imagem, mas também o autoconhecimento”, destacou a coordenadora de Apoio ao Suporte de Tecnologia da Informação, Glaucielle Mamede, que foi sorteada com a análise cromática. Cerca de 30 mulheres participaram da programação.

HISTÓRIA – O 08 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 1975. A data foi instituída com o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. (Fonte: https://seuhistory.com/hoje-na-historia/onu-oficializa-o-dia-internacional-da-mulher).

 

11.03.2020 - Homenagem do Dia da Mulher (1)11.03.2020 - Homenagem do Dia da Mulher (2)11.03.2020 - Homenagem do Dia da Mulher (3)11.03.2020 - Homenagem do Dia da Mulher (4)

11.03.2020 - Homenagem do Dia da Mulher (5)

Papel da ouvidoria é discutido em seminário

posted in: Notícias | 0

Integrantes da Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE) da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) marcaram presença no “Seminário do Dia Nacional do Ouvidor: Integridade & Conexão”. A diretora da DOGE/SCGE, Zélia Correia, inclusive, fez parte da composição da mesa de trabalho do evento, realizado nesta quinta-feira, dia 05, no auditório da Procuradoria-Geral (PGE-PE), no bairro de Santo Antônio, Recife.

As servidoras Maria Luiza Trindade, Luciana Silva, Flávia Vilarino, Analuiza Trapiá e Liliana Afonso, todas da equipe da DOGE, também estiveram presentes no evento. Promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da Ouvidoria-geral do MPPE (OGMP), o seminário faz parte das comemorações do “Dia do Ouvidor”, celebrado em 16 de março.

O evento foi aberto pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros. A palestra inicial foi do ex-ouvidor-geral da União, e atual ouvidor da Petrobrás, José Eduardo Dias Romão, que falou sobre “Integridade e ouvidoria”, tendo como mediadora a promotora de Justiça e Ouvidora do MPPE, Selma Barreto. Dentro da programação, houve, ainda, painéis e palestras com abordagens sobre a utilização das redes sociais e a comunicação não violenta, mantendo-se a integridade institucional.

05.03.2020 - Seminário ouvidoria (1)05.03.2020 - Seminário ouvidoria (2)

“e-Fisco Prestação de Contas” é tema de curso da ECI/SCGE

posted in: Notícias | 0

A Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) iniciou sua programação de março com a promoção do curso “e-Fisco Prestação de Contas”. Da última segunda-feira, dia 02, até esta quinta-feira, dia 05, foram capacitados 20 servidores do Poder Executivo Estadual.

Realizado na sede da Escola Fazendária (Esafaz), no bairro da Encruzilhada, Recife, o curso foi ministrado por Ciro Vilar e Simone Leite, integrantes da equipe da Diretoria da Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE). A proposta foi prover o conhecimento necessário para a operacionalização do processo de prestação de contas no sistema e-Fisco.

Para tanto, os instrutores repassaram orientações sobre como localizar processos de prestação de contas na ferramenta; identificar informações geradas na localização do processo; efetuar reclassificação de despesa de acordo com o tipo de despesa; cadastrar processos de prestação de contas, reconhecendo os passos necessários para inclusão no sistema; e conhecer as funcionalidades relevantes do módulo GPC.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, a Esafaz, o Cefospe, a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

02 a 05.03.2020 - Curso e-Fisco prestação de contas (1)02 a 05.03.2020 - Curso e-Fisco prestação de contas (2)

Integrantes da Rede Ouvir PE fazem primeira reunião de trabalho

posted in: Notícias | 0

A Rede de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 04, sua primeira reunião de trabalho, desde que foi oficialmente instituída, no final do ano passado. O encontro, que reuniu representantes dos três poderes e de órgãos de controle externo, foi realizado na Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, Recife.

Conduzida pela secretária da SCGE e ouvidora-geral, Érika Lacet, a reunião teve como pauta a composição da Coordenação Executiva e a construção do Regimento Interno da Rede Ouvir PE. Eleita por unanimidade, Zélia Correia, diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE) coordenará a concepção e execução das ações e atividades do grupo de trabalho, incluindo a elaboração do regulamento para funcionamento do mesmo.

A secretária e ouvidora-geral destaca que a partir da Rede será possível disseminar conhecimentos e fortalecer as ouvidorias de todas as entidades participantes, além de promover o controle social de forma democrática, junto aos municípios, oportunizando a consciência cidadã e a efetivação dos direitos sociais.

Participaram da primeira reunião da Rede Ouvir PE os ouvidores Eduardo Sertório Canto, do Tribunal de Justiça (TJPE); e Selma Magda Barreto, do Ministério Público (MPPE); a coordenadora Priscila Monteiro, do Tribunal de Contas (TCE-PE); e o ouvidor-executivo Douglas Moreno, da Assembleia Legislativa (Alepe); além de Marcelo Barradas e Daniela Gonzaga, respectivamente, assessor da DOGE e assessora técnica da SCGE. O grupo deve voltar a se encontrar no próximo dia 23 de março, na SCGE.

ADESÃO – O Protocolo de Intenções da Rede Ouvir PE foi assinado pelo governador Paulo Câmara, conjuntamente com os presidentes e ouvidores do TJPE, MPPE, TCE-PE e Alepe no dia 09 de dezembro de 2019, durante o “Seminário Combate à Corrupção: Governança e Integridade no Estado de Pernambuco”, promovido pela SCGE, no auditório do Cais do Sertão, centro do Recife.

04.03.2020 - Reunião Rede Ouvir PE (1)04.03.2020 - Reunião Rede Ouvir PE (2)04.03.2020 - Reunião Rede Ouvir PE (3)

Avaliação do Modelo IA-CM na SCGE passa por validação

posted in: Notícias | 0

Representando o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), auditores da Controladoria-Geral do Estado da Paraíba (CGE-PB) estão em Pernambuco para fazer a análise presencial dos procedimentos de implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).

Rodolfo Serrano e Gilson Peixoto, respectivamente, gerente-executivo de Auditoria e gerente operacional de Auditoria da CGE-PB, atuarão junto à SCGE como “avaliadores externos” até esta quinta-feira, dia 05, com o objetivo de avaliar as evidências documentais elaboradas pelos setores da Controladoria pernambucana. O relatório final desse trabalho será encaminhado por eles para o Banco Mundial, o Conaci e a própria SCGE, até o dia 30 de março.

Dentro da programação na SCGE, os auditores foram recebidos pela secretária Érika Lacet, na tarde da última segunda-feira, dia 02. Também participaram da reunião, Flávio Pereira, Daniel Penaforte e Hugo Santiago, respectivamente, diretor de Auditoria (DAUD), diretor de Planejamento e Gestão (DPGE) e assessor especial de Controle Interno da SCGE. Na ocasião, a secretária destacou que a implantação do IA-CM é uma iniciativa que deverá aprimorar ainda mais o trabalho da Controladoria. Ela enfatizou, ainda, que o processo de adesão ao IA-CM, que segue princípios, práticas e processos aplicados internacionalmente, teve início em 2019.

“Os primeiros passos para a implantação do modelo IA-CM na SCGE foram dados em agosto do ano passado, com a capacitação de servidores no estudo da metodologia. Já em setembro, foram definidas as metas e formada a equipe para desenvolver as atividades. E, em outubro, por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado, foi instituído o grupo de trabalho responsável pela autoavaliação da Controladoria”, explicou.

Idealizado pelo Institute of Internal Auditors (Global) – IIA, o IA-CM estabelece uma matriz de macroprocessos-chave necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público, que ilustra os níveis e estágios por meio do qual uma atividade de auditoria interna pode evoluir e melhorar os seus processos e práticas ao longo do tempo. A estrutura do projeto consiste em cinco níveis de capacidade (maturidade), subdivididos em seis elementos da atividade de auditoria interna e 41 macroprocessos-chave, chamados de KPAs.

Na SCGE, a meta é chegar ao terceiro nível do IA-CM até dezembro de 2023. “Nesse estágio, já seremos capazes de entregar serviços de auditoria em conformidade com os padrões internacionais de qualidade, gerando ainda mais confiança e credibilidade para a sociedade”, avaliou Érika Lacet.

AUDITORIA – De acordo com o IIA, a auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

02.03.2020 - Reunião SCGE e CGE-PB  (1)02.03.2020 - Reunião SCGE e CGE-PB  (2)02.03.2020 - Reunião SCGE e CGE-PB  (3)

ECI/SCGE comemora um ano de atividades com cerca de 3.000 capacitações

posted in: Notícias | 0

Data foi comemorada com homenagens, inauguração, apresentação do balanço de 2019 e projeções para 2020

Viabilizar a capacitação permanente dos servidores do Poder Executivo Estadual, no enfoque do controle interno. Com este propósito, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) lançou, no dia 21 de fevereiro de 2019, a Escola de Controle Interno (ECI) que, desde então, promoveu cerca de 3.000 capacitações – contemplando 100% das secretarias de Estado –, em 83 eventos – incluindo cursos, palestras, oficinas e seminários –, dentro de um portfólio com 34 temas distintos. O sucesso do primeiro ano de atividades da ECI foi comemorado na manhã desta terça-feira, dia 03 de março, em cerimônia conduzida pela secretária da SCGE, Érika Lacet, no auditório da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife.

A programação foi marcada por uma série de homenagens, a começar pela mudança de nome da unidade, que passa a se chamar Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro. Trata-se do reconhecimento ao doutor em Controladoria e Contabilidade, uma referência na área de controle gerencial em entidades da administração pública, que faleceu em 2011. Considerado um visionário em sua área de atuação, José Francisco Ribeiro Filho foi o norteador da criação das quatro macrofunções do Controle Interno (auditoria, controladoria, correição e ouvidoria), além de ter trabalhado em temas relacionados ao controle social, à teoria da contabilidade, à administração pública e às controladorias hospitalar e governamental. Na solenidade, a família de Francisco Ribeiro esteve representada pelos filhos Júlio César e Marcelo Ribeiro.

Outro tributo foi prestado ao servidor de carreira da SCGE, Antônio Camacho, que agora dá nome à Sala de Capacitação instalada no 3o andar da sede da Controladoria. Falecido em fevereiro de 2018, Camacho atuava na Diretoria de Auditoria (DAUD) e ficou conhecido pela alegria e dedicação aos estudos e à busca pelo conhecimento. A saudação aos homenageados foi feita pelo secretário-executivo da SCGE, Caio Mulatinho. “Que eles sempre sejam lembrados na perspectiva de que fizeram de tudo para que o serviço público pudesse ser melhorado”, enfatizou.

“Agradeço imensamente essa homenagem inesperada. Meu pai foi, acima de tudo, um estudioso. Por mais que as pessoas que aqui estejam e aqui venham a estudar não saibam quem foi o meu pai, só de ouvir o seu nome, que elas possam, divinamente, ter o incentivo para entender que realmente o estudo nos leva para lugares que dinheiro nenhum pode nos levar”, falou, emocionado, Eduardo, um dos quatro filhos de Antônio Camacho. Junto com Eduardo, estavam a mãe Sônia e as irmãs Vânia Cláudia e Ana Carolina.

A cerimônia contou, também, com um agradecimento aos 35 servidores da SCGE que atuaram como instrutores nas atividades promovidas pela ECI nesse período. Cinco deles, que receberam nota máxima nas avaliações, ainda receberam uma menção especial. São eles: Ciro Vilar, Maria Luíza Trindade, Renato Cirne, Sandra Leal, Sandro Mendonça e Simone Leite. Na sequência da programação, Fernando Teco Sodré, CEO e COFounder da IKEWAI Participações e Empreendimentos, proferiu palestra abordando o tema “Profissional digital, para agora e para o futuro”.

PLANEJAMENTO – Durante a abertura do evento, a secretária Érika Lacet, que também é ouvidora-geral do Estado, destacou a importância da ECI no apoio à gestão pública, que necessita de profissionais cada vez mais qualificados. “Sabemos da importância de ter um olhar cuidadoso e especializado nessa área de capacitação. Por esta razão, a Escola tem nosso total apoio”, frisou.

Vinculada à Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), a ECI se diferencia por atuar especificamente na formação e capacitação dos agentes públicos nos conceitos, ferramentas e práticas voltadas para o fortalecimento das três linhas de defesa do controle interno do Poder Executivo Estadual, que são os gestores da administração direta e indireta; os assessores especiais das Unidades de Controle Interno; e os servidores da Controladoria (órgão central de controle interno).

“Temos sempre a preocupação de estruturar nosso cronograma mensal de atividades, visando atender as perspectivas do público interno, dentro das necessidades apresentadas pelas diretorias; bem como do público externo, oferecendo temas que integram a linha de atuação da SCGE”, explicou a diretora da DOGI, Thayse Galvão, ao apresentar o balanço de 2019 e o planejamento das capacitações previstas para 2020.

De acordo com a coordenadora da ECI, Karla Sabino, que integra a equipe da DOGI, este ano estão previstos 38 cursos direcionados para o público externo. E, para o público interno, haverá uma programação específica na área de dados, com os cursos “Banco de Dados: introdução e conceitos essenciais”, “Banco de Dados e SQL”, “Business Intelligence e o Pentaho Data Integration (PDI)”, “Ferramenta de Data Mining”, e “Machine Learning”.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

03.03.2020 - 1 ano da ECI - Secretária Érika Lacet (1)03.03.2020 - 1 ano da ECI - Secretária Érika Lacet (2)03.03.2020 - 1 ano da ECI - Secretário-Executivo Caio Mulatinho03.03.2020 - 1 ano da ECI - Eduardo Camacho03.03.2020 - 1 ano da ECI - Teco Sodré03.03.2020 - 1 ano da ECI - Thayse Galvão e Karla Sabino03.03.2020 - 1 ano da ECI - Instrutores homenageados03.03.2020 - 1 ano da ECI - Secretária Érika Lacet e o secretário-executivo Caio Mulatinho

 

 

 

 

SCGE e MJSP discutem atuação das ouvidorias

posted in: Notícias | 0

Na tarde da quinta-feira, dia 27, a secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, recebeu em seu gabinete o ouvidor-geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ronaldo Vieira Bento. Na ocasião, ele apresentou projeto que consiste em promover a integração das atividades de ouvidoria, correição e controle interno dentro do MJPS. A proposta é que as áreas trabalhem, de forma conjunta, visando o fortalecimento do papel dessas três funções.

Durante o encontro, também foi tratado o cenário nacional e estadual da ouvidoria e o programa “Em Frente Brasil” que, em Pernambuco, é desenvolvido em parceria pelo MJSP, SDS e Prefeitura do Paulista. Localizado na Região Metropolitana do Recife, o município foi uma das cinco cidades brasileiras selecionadas pela União para receber o projeto-piloto. Dentro das três esferas de Poder, as ouvidorias são envolvidas no “Em Frente Brasil”, tendo participação ativa nas ações de enfrentamento à criminalidade violenta. Para tanto, recebem a estrutura necessária, como carro e equipamentos.

A diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE), Zélia Correia; o ouvidor da Secretaria de Defesa Social (SDS), Jost Paulo Reis e Silva; e o coordenador de transparência da Ouvidoria-Geral do MJSP, Marcel Pequeno, que também integra a equipe da Secretaria-Executiva do Fórum Nacional de Ouvidorias de Polícia (FNOP), também participaram da reunião.

 

27.02.2020 - Visita do ouvidor do MJSP na SCGE (1)27.02.2020 - Visita do ouvidor do MJSP na SCGE (2)

1 2 3 4 24